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“Outsourcing”
A Infraero está sofrendo com a falta de braços. Vários servidores estão cedidos a outros órgãos do aparelho de Estado. Só no Congresso, há 32 funcionários “importados” da estatal.
Decolagem a perigo
A ideia de Tarcísio Freitas de passar à Infraero a gestão da base de Alcântara enfrenta resistências no estamento militar. As Forças Armadas consideram a instalação estratégica demais para cair em uma estatal civil. O Ministério da Infraestrutura garante que trabalha em “comum acordo” com o Ministério da Defesa “para capacitar a base”.
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Há vagas na Anac
O vácuo decisório da Anac levou o presidente do órgão regulador, José Ricardo Botelho, a espaçar as reuniões de diretoria. Daqui até o fim do ano, haverá apenas mais um encontro – o outro, que estava programado, foi cancelado. Das cinco diretorias da agência, duas estão vagas, uma delas desde janeiro, quando Helio Paes de Barros Junior deixou a agência para presidir a Infraero. Em outubro, o Palácio do Planalto indicou ao Senado os substitutos, mas, inexplicavelmente, os nomes foram retirados pouco depois.
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Bloqueio aéreo
PT e PSOL se mobilizam para evitar que a Comissão Mista do Congresso vote hoje a MP que cinde a Infraero e cria a NAV Brasil. O argumento é que a proposta tem por objetivo abrir caminho para demissões em massa na antiga estrutura da Infraero.
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Guerra fiscal nas alturas
O governador Romeu Zema planeja reduzir a tributação sobre o querosene de aviação, a exemplo do que fez recentemente João Doria, em São Paulo. A medida teria como objetivo principal atrair um número maior de voos e companhias aéreas para o Aeroporto de Confins. Nos últimos dois anos, o terminal mineiro perdeu para Viracopos o posto de sexto maior do país. Consultada, a Secretaria de Fazenda confirmou que o “Estado de Minas está conversando com o setor.” Em tempo: além de gerar uma maior arrecadação fiscal, por vias oblíquas a medida ajudaria também a estancar o esvaziamento de Confins, depois que a Infraero decidiu transferir linhas comerciais para o terminal da Pampulha. A concessionária, à frente CCR e Zurich Airport, ainda tenta reverter a medida na Justiça.
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Privatização da Infraero perde altitude
A privatização da Infraero corre o risco de ser mais um dos tantos balões de ensaio do governo Temer que caem murchos pouco depois de serem lançados ao céu. A operação perdeu com fôlego com a saída de seu maior defensor do governo, o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Os ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha já teriam recomendado a Temer engavetar a proposta. Segundo o RR apurou, parte da equipe de trabalho montada para conduzir os estudos, composta por técnicos da Casa Civil e do Ministério dos Transportes, já teria sido desmobilizada. As primeiras sondagens junto a investidores do setor revelou a inapetência dos potenciais candidatos em relação ao modelo proposto, a venda de apenas 51% do capital. Além disso, a menos de seis meses das eleições, o governo não está disposto a enfrentar o desgaste de burilar a Infraero para a privatização, que, entre outras medidas, exigiria acelerar a redução do quadro de funcionários da estatal.
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Assunto para Padilha
A privatização da Infraero é assunto para Eliseu Padilha. O novo ministro dos Transportes, Valter Silveira, não vai nem aparecer na foto.
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Segundo pouso
A sul-africana ACSA, que integra o bloco privado do Aeroporto de Guarulhos, é forte candidata a ficar com os 49% da Infraero na concessão. O grupo quer aproveitar a janela aberta pela Secretária Nacional de Aviação Civil: o edital permitirá aos investidores que já são sócios de aeroportos privatizados disputarem a participação da estatal na sua própria concessão. Guarulhos é a joia da coroa da Infraero: o governo espera arrecadar até R$ 2 bilhões na licitação.
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Voo rasante
A asiática Changi, que comprou a parte da Odebrecht no Galeão, tem forte interesse em aterrissar no aeroporto de Confins, com a aquisição da fatia da Infraero.
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Leilão da Infraero
O governo bateu o martelo: vai realizar em maio o leilão das participações da Infraero nos aeroportos de Brasília e de Belo Horizonte. Cerca de R$ 3 bilhões devem aterrissar nos cofres da União.
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