Gustavo Franco já está em campanha… para 2022

  • 19/12/2017
    • Share

Não será ainda em 2018, tudo indica. Mas, em 2022, está escrito: Gustavo Franco entrará firme na disputa por uma vaga no Congresso Nacional. O seu ingresso como evangelizador do Partido Novo não teria sido por mero diletantismo. Gustavo traça passo a passo o caminho que idealizou para si mesmo. Quer ser o Roberto Campos da terceira década, o “Gugu Wild” no lugar do gigantesco “Bob Fields”.

A diferença entre a dimensão histórica dos dois personagens é, sem dúvida, everéstica. Mas os tempos também são outros. Hoje, para mencionar apenas um exemplo diminuto, no lugar dos idiomas do latim e do grego estudados no antigo Ensino Clássico, perde-se tempo na internet. Gustavo Franco gira a ampulheta com sofreguidão. Assumiu a bandeira liberal de Campos à perfeição da sua semelhança. Exagera nos pleitos, carrega nas ironias, se esforça para mostrar erudição e apresenta uma produção livresca que vai bem além das derivações sobre os tratados de macro e microeconomia.

Uma foto-cópia comportamental de “Fields”. O ex-ministro do Planejamento valorizava com especial atenção sua presença na imprensa. Gustavo segue a mesma toada, amplificada pela exposição nas mídias sociais. No quesito debate econômico só perde para Ciro Gomes em termos de aparição na rede.

Gustavo Franco também lembra Campos na forma mansa como dispara suas invectivas. Por isso, causou espécie sua caricata versão cinematográfica, que o apresenta com a physique du rôle de um lutador de Ultimate Fighting. As bordoadas do economista não ultrapassam sua fala pausada e monotônica. Hoje, no Brasil, não há ninguém mais identificado com o credo de Campos do que Gustavo. Até 2022 reunirá em torno de si a esmagadora adesão do empresariado. E se tornará a mais influente voz do pensamento liberal no Congresso. Trata-se de um remake bollywoodiano da trajetória política do arqui-inimigo da esquerda brasileira. Todos já vimos esse filme.

#Gustavo Franco #Partido Novo

Leia Também

Todos os direitos reservados 1966-2024.