Atenção!

As notícias abaixo são de edições passadas.

Para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo, assine o RR.

planos
07.12.17
ED. 5761

Privatização

O governo vai sair privatizando armazéns da Conab. Muitos viraram elefantes-brancos. Há anos não veem um grão de soja.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

14.11.17
ED. 5745

BB Tecnologia é candidata a puxar o segundo time das privatizações

O governo discute a venda da BB Tecnologia e Serviços (BBTS), mais conhecida por seu nome de batismo: Cobra Computadores. A privatização da subsidiária do Banco do Brasil seria o pontapé inicial em um processo de alienação de estatais de médio porte, que formam uma espécie de segundo grupo da infraestrutura nacional, a exemplo da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O projeto está a cargo da Casa Civil.

Os estudos para a venda da BBTS ainda se encontram em fase de gestação, mas há um ponto pacífico no governo: qualquer que venha a ser o modelo, ele terá de contemplar a garantia de manutenção do contrato com a própria instituição financeira. O BB evitaria, assim, qualquer risco de continuidade na sua plataforma tecnológica; por sua vez, o futuro controlador da empresa teria assegurada a permanência de um cliente âncora, responsável por mais de 80% do faturamento da BBTS. Por um paradoxo, a dependência do BB seria um colchão que daria tempo ao novo dono da empresa de TI para pedalar o negócio, buscar clientes no mercado e justamente reduzir a dependência do banco estatal.

Procurado, o BB informou “que não há estudo no banco para a venda da BBTS.” Está feito o registro. Nos últimos anos, a negociação do braço de tecnologia do Banco do Brasil é um assunto que já foi e voltou no governo algumas vezes. A BBTS está longe de ser um primor em termos de resultado para o grupo. Nos últimos dois anos, deu um retorno médio de apenas 2% sobre o seu faturamento total (próximo de R$ 1 bilhão).

Além disso, desde os tempos da Cobra, a companhia de TI sempre foi terreno fértil para malfeitos. A BBTS não passou incólume à Lava Jato. A subsidiária do Banco do Brasil já foi citada em investigações sobre suposta fraude em licitações e desvio de recursos em contratos com empresas de TI, como a CTIS. Consultado sobre o tema, o BB disse que colabora “com qualquer investigação que envolva fatos relacionados às suas atividades.”

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

01.09.17
ED. 5696

Farelos fiscais

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, recebeu sinal verde do Palácio do Planalto para a privatização de armazéns e centros de distribuição da Conab. Literalmente, o governo está catando tudo que é grão para reduzir o rombo fiscal.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

29.05.17
ED. 5628

Brigas de condomínio

Mesmo no apocalipse, ou talvez por causa dele, Brasília não perde de vista seus interesses mais paroquiais. Dois exemplos dessas miudezas:

_________

Na semana passada, o Palácio do Planalto decidiu, às pressas, fatiar a Suframa entre o PSD, de Gilberto Kassab, e o PRB, partidos que têm votado com o governo no Congresso. Dias antes, já havia exonerado Rebecca Garcia da superintendência da Zona Franca de Manaus. A razão? Ela foi indicada para o cargo pelo senador Eduardo Braga, que faz parte da ala fugidia do PMDB.

________

O deputado Jovair Arantes, um dos líderes da bancarada ruralista, briga para manter Francisco Bezerra na presidência da Conab. O ministro Blairo Maggi quer arrastar o cargo para a sua cota.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

 O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, pretende privatizar boa parte dos armazéns e centros de distribuição da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

15.09.16
ED. 5455

Maggi transforma a Conab em abobrinha

 O ministro Blairo Maggi, da Agricultura, decidiu esquartejar a Conab e restringir ao mínimo sua atuação como reguladora de estoques de safras agrícolas. O plano desenhado por Maggi prevê a privatização de metade dos 92 armazéns da estatal e ainda zera os investimentos na construção de novas unidades. A Conab ficaria apenas com os armazéns em pontos considerados estratégicos.  A decisão tem enfrentado uma renhida oposição do titular da pasta do Desenvolvimento Agrário, Osmar Terra, que vocaliza interesses de pequenos e médios agricultores, preocupados com a perda de poder da Conab e a participação privada na regulação dos estoques. Blairo deverá levar a melhor na disputa porque conta com o apoio do ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

26.07.16
ED. 5419

Só dá Jovair

 O deputado federal Jovair Arantes articula para que o aliado Lineu Olimpio de Souza reassuma a presidência da Conab. Souza, do PTB, foi exonerado do cargo ainda no governo de Dilma Rousseff. Jovair, não custa lembrar, já emplacou outro apadrinhado, Danilo Borges, em uma das diretorias da Conab.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

21.06.16
ED. 5394

Os maus ventos que sopram na agricultura

 Deméter, a deusa grega da colheita, não será muito generosa com a primeira safra do governo Michel Temer. No Ministério da Agricultura, já se dá como certa uma produção de grãos até 10% inferior à do ano passado, aumentando a ameaça de pressão inflacionária. A queda na casa dos dois dígitos deverá ser divulgada nos próximos dias, com a revisão das projeções da Conab para a safra 2015-2016. A nova estimativa ficará em torno das 185 milhões de toneladas, quatro milhões abaixo dos números divulgados pela autarquia no fim de maio e mais de 20 milhões aquém da previsão com que o Ministério da Agricultura trabalhava até o início deste ano.  Além da primeira queda da produção de grãos desde a safra 2008-2009, esta será também a maior redução nos últimos 14 anos. Os números refletem as condições climáticas hostis. Como se não bastasse o El Niño, que causou estiagem em áreas agrícolas do Maranhão, Piauí e Bahia, é aguardada para as próximas semanas a chegada de La Niña. O fenômeno deverá atingir notadamente a Região Sul, responsável por mais de 15% da produção brasileira de soja.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

13.04.16
ED. 5347

Moeda e medalha

 A título de curiosidade: Jovair Arantes, autor do relatório que recomendou o impeachment de Dilma Rousseff, ainda tem uma dezena de apadrinhados em órgãos do governo federal, como Inmetro, Conab e Casa da Moeda – neste caso, o recém-empossado diretor de Moedas e Medalhas Jehovah da Silva.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

13.11.15
ED. 5247

Coalizão

 Vender a alma ao Congresso dá nisso. Até o líder do PTB, deputado Jovair Arantes, se sente o próprio Eduardo Cunha dos bons tempos. Não satisfeito em garantir a transferência de Rubens Rodrigues para a cobiçada vice-presidência corporativa da Caixa, Arantes já avisou ao governo que não vota nada se não emplacar também o substituto do executivo na Conab. Imaginem se fosse a presidência da Petrobras…

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.

28.07.15
ED. 5172

Corte pela raiz

Empenhada em moldar a Pasta da Agricultura à  sua imagem e semelhança, Katia Abreu está chacoalhando a árvore da Conab para derrubar o nº1 da autarquia, Rubens Rodrigues dos Santos, uma semente plantada pelo PTB.

Para poder comentar você precisa estar logado. Clique aqui para entrar.